Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > AÇÕES > REFLEXÕES > Palavra Puxa Palavra
Início do conteúdo da página

Palavra Puxa Palavra

Criado: Quinta, 25 de Maio de 2017, 18h26 | Acessos: 354

Por Carleugênia Rocha (monitora do Nei e estudante de Direito)

Como um dia disse Machado de Assis “palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução. ” As sábias palavras do grande escritor, refletem muito bem o que a sociedade brasileira precisa urgentemente: a necessidade da palavra, do diálogo, para que grandes mudanças aconteçam. A começar por frear o discurso de ódio no Brasil. Visto que, não só a democracia, como também a promoção da harmonia podem estar ameaçadas.

O país como Estado Democrático de Direito, com pilares definidos, não pode permitir fatos que alimentem a discórdia. O discurso de ódio não é liberdade de expressão, uma vez que fere os direitos humanos, provoca revanchismos seja político, seja social, além de propagar a intolerância, a não aceitação sob etnias, gênero, religião, classe social, condição de pessoa com deficiência ou quaisquer outros grupos vulneráveis, suscetíveis de sofrerem violência física e/ou psicológica.

Outro aspecto importante, embora tenha ocorrido avanços significativos no que se refere em assegurar os direitos das minorias, como no caso das pessoas com deficiência, é válido lembrar que a democracia brasileira, tão custosa e em construção, constantemente, passa por ameaças. Uma sociedade que verdadeiramente valoriza a diversidade procura pluralizar os espaços, busca princípios como a igualdade e a harmonia. O bem-estar coletivo depende destes preceitos, alimentar o ódio é um crime, já que fere o respeito, o direito do indivíduo de viver sob os princípios que o faz cidadão. Infelizmente, o preconceito ainda é bastante presente na nossa sociedade. Dessa forma, somente o combate efetivo pode descartá-lo.

Para que as palavras sejam utilizadas em prol da paz, portanto, deve-se atentar às palavras do grande escritor: "palavra puxa palavra ". O combate aos discursos de ódio se deve também com a discussão e a reflexão. Assim, a construção de uma sociedade integralmente inclusiva e capaz de neutralizar os discursos de ódio poderá se tornar real.

registrado em:
Fim do conteúdo da página