Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O NÚCLEO > EQUIPE
Início do conteúdo da página

Equipe

ADRIENE SANTANNA Currículo Lattes

Adriene Santanna atua no acompanhamento pedagógico e na coordenação das atividades do Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus Presidente Prudente, em 2007, especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) em 2015, e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2013. Tem experiência em história da educação, educação inclusiva e ensino superior.

 

CAMILA FREITAS DE MIRANDA Currículo Lattes

Camila Freitas de Miranda é Tradutora e Intérprete de Libras-Língua Portuguesa no Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Formada em Tecnólogo em Comunicação Assistiva pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) em 2011, especialista em Educação para Surdos pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) em 2014. Tem experiência em interpretação do par linguístico Libras-Língua Portuguesa no ensino superior, tradução de vídeos bilíngues e como profissional brailista.

 

JORGE RAIMUNDO DE PAULA 

Jorge de Paula atua na administração e gerenciamento das atividades e equipamentos do Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É formado em Desenho Técnico Mecânico pelo Centro Federal de Ouro Preto (CEFET). No NEI, realiza atividades de manutenção de tecnologias assistivas e organização e preservação de acervo bibliográfico e patrimonial. Auxilia na produção de materiais adaptados para pessoas com deficiência visual como a produção de textos acessíveis e, também, produz, por meio do programa Dspeech, materiais acessíveis em áudio.

 

LUCIANA COUTO RIBEIRO  Currículo Lattes

Luciana Couto Ribeiro é Tradutora e Intérprete de Libras-Língua Portuguesa no Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É graduada em História pelo Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ), especialista em Educação Especial com enfase em deficiência auditiva pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e em Alfabetização e Letramento pelo Instituto Superior de Itaperuna (ISE- Itaperuna). Tem experiência em interpretação do par linguístico Libras-Língua Portuguesa no ensino fundamental, médio e superior.

 

MARCELO DIAS DE SANTANA Currículo Lattes

Marcelo Dias Santana é Tradutor e Intérprete de Libras-Língua Portuguesa no Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Formado em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) em 2010, possui especialização em Educação para Surdos pelo Centro Universitário Internacional  (UNINTER) em 2014. Atualmente é aluno do mestrado em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência em interpretação do par linguístico Libras-Língua Portuguesa no ensino superior; tradução de vídeos bilíngue e guia-interpretação.

 

NATIELLY ALVES FERREIRA  Currículo Lattes

Natielly Alves Ferreira é Tradutora e Intérprete de Libras-Língua Portuguesa no Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e professora de Libras em escola de idomas de Ouro Preto. Atualmente é aluna do   curso de licenciatura em Letras/Português na Universidade Estácio de Sá. Tem experiência em interpretação do par linguístico Libras-Língua Portuguesa no ensino fundamental, médio e superior.

 

PEDRO ZAMPIER LOPES VIEIRA DE OLIVEIRA Currículo Lattes

Pedro Zampier Lopes Vieira de Oliveira é Tradutor e Intérprete de Libras-Língua Portuguesa no Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Formado em Letras-Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2012 e especialista em Libras pelo Instituto Pró-Minas (PRÓMINAS) Atualmente cursa mestrado em Letras na Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência em interpretação no ensino superior, tradução de vídeos bilíngues e escrita de sinais.

 

MONITORES

 

CAMILA LUAR REZENDE MENEZES

É monitora-bolsista do Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). É monitora-bolsista do curso de História da Universidade Federal de Ouro Preto. Participa diretamente da organização de ações promovidas pelo NEI, assim como contribuí com a sala de acessibilidade localizada na Biblioteca no campus do Instituto de Ciência Humanas e Sociais (ICHS). Atua na organização e divulgação das ações do NEI no site e nas redes sociais.

 

CARLEUGENIA ROCHA GOMES

É monitora-bolsista do Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) no campus Morro do Cruzeiro, voluntária do projeto de releitura do acervo de topografia, geodesia e astronomia do Museu da Escola de Minas, bem como é acadêmica do curso de Direito na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Atua na organização e divulgação das ações do NEI no site e nas redes sociais. O trabalho voluntário no museu  consiste em realizar pesquisas e reconstituir o tempo histórico de instrumentos da área de topografia, geodesia e astronomia, bem como foi bolsista do projeto de extensão “Aprender inglês na escola pública: uma questão de metáfora” pelo Instituto Federal de Minas Gerais – campus Ouro Preto (IFMG – OP). 

 

FELIPE FILGUEIRAS FONSECA

É monitor-bolsista do Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) e estudante do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Ouro Preto. Atua diretamente com um estudante com deficiência física do mesmo curso. Realiza acompanhamento e auxílio do estudante com apoio do NEI, dos professores e colegiado, desenvolvendo maneiras e caminhos para a efetivação da aprendizagem. Participa na organização de eventos realizados pelo NEI nas cidades de Ouro Preto e Mariana.

 

LETÍCIA ROSA TAVARES

É monitora-bolsista do Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) no campus Morro do Cruzeiro, bem como é acadêmica do curso de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto. Participa diretamente da organização de ações promovidas pelo NEI, assim como contribuí com a sala de acessibilidade no campus UFOP morro do cruzeiro. Atua na organização e divulgação das ações do NEI no site e nas redes sociais.

 

LUCAS SOARES MARCUCCI BARBOSA 

É monitor-bolsista do Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) no campus Morro do Cruzeiro, bem como é acadêmico de Educação Física (Bacharel) na Universidade Federal de Ouro Preto. Monitor do Núcleo de Educação Inclusiva há 2 anos, faz manutenção de tecnologias em geral, sejam elas assistivas ou não. Auxilia na instalação de programas de promoção de acessibilidade em equipamentos de servidores e estudante com deficiência. Participa diretamente da organização de ações promovidas pelo NEI, assim como contribuí com as salas de acessibilidade no campus.

 

GISELI COSTA FERREIRA

É monitora-bolsista do Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) e estudante do curso de música da UFOP. Atua diretamente com um estudante com autismo do mesmo curso. Realiza acompanhamento e auxílio do estudante com apoio do NEI, dos professores e colegiado, desenvolvendo maneiras e caminhos para a efetivação da aprendizagem. Além disso, dá apoio e direcionamento nas atividades acadêmicas do graduando, possibilitando que haja melhor desenvoltura do acadêmico no decorrer do curso. Participa na organização de eventos realizados pelo NEI nas cidades de Ouro Preto e Mariana.

 

VERA CAROLINE GOMES BERTONI

É monitora-bolsista do Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). É monitora-bolsista do curso de História na Universidade Federal de Ouro Preto. Participa diretamente da organização de ações promovidas pelo NEI, assim como contribuí com a organização e divulgação das ações do NEI no site e nas redes sociais

registrado em:
Fim do conteúdo da página